Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PMDB quer Agricultura, Recursos Hídricos e o Leite para não romper


A crise entre o PMDB e o governo do Estado aparentemente foi resolvida. O governo deve promover mudanças no seu secretariado. Os ajustes teriam sido definidos durante a última reunião da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com os líderes do DEM, do PMDB, do PR e do PMN, na segunda-feira, em Brasília. Algumas secretarias estaduais, como Recursos Hídricos, Agricultura e Saúde, por exemplo, devem trocar de comando. O Programa do Leite, atualmente na Agricultura, deve voltar para a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), administrada pelo PMDB. Rosalba já estaria analisando os nomes de secretariáveis indicados pelos peemedebistas.

Pelo que teria sido acertado, o PMDB indicará os cargos de secretários de Agricultura e de Recursos Hídricos. O DEM, do senador José Agripino, assumirá a Secretaria de Saúde. Em todos os casos, essas indicações – e possivelmente outras que venham ocorrer -, serão endossadas conjuntamente pelo Conselho Político, formado pelos aliados José Agripino (DEM), Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR), Ricardo Motta (PMN) e Garibaldi Filho (PMDB).

Segundo fontes do governo, que preferem não ser identificadas, “as indicações (da Agricultura e dos Recursos Hídricos) são do PMDB,  mas vai sair publicamente que são de Henrique, Garibaldi, Agripino, João Maia e Ricardo Motta”, afirmou. “(O PMDB) está vindo para o governo em função de cargos”, completou a fonte.

Segundo as mesmas fontes governistas, os nomes dos secretariáveis já foram indicados e o Diário Oficial do Estado poderá falar a qualquer momento. Para a pasta da Agricultura, Pecuária e Pesca, o PMDB deverá indicar o atual presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), José Teixeira Júnior. Para Recursos Hídricos, três nomes estão em cotação, o mais provável e o engenheiro Paulo Varela,  atual diretor-tecnico da Agencia Nacional de Águas(ANA). Além dele, porém, outros dois nomes estão sendo analisados pela governadora Rosalba Ciarlini. Um é o do ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB), ex-diretor-presidente do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e um  terceiro nome  também foi sugerido pelo PMDB para a pasta de Recursos Hídricos. Trata-se de Luiz Carlos da Silva, ex-Cosern e ex-DNOCS, onde atuou com Elias Fernandes.

SAÚDE
Outra modificação a ser feita no governo envolveria a substituição do secretário de Saúde, Isaú Gerino. Na reunião do Conselho Político, o próprio PMDB teria sugerido o nome do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), filho do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rego, para secretário de Saúde.

“Henrique se sentiu tão dono da reunião na última segunda-feira que sugeriu Leonardo Rego para a Saúde”, afirmou uma das fontes governistas ouvidas pela reportagem. “Daí talvez a grande jogada, para dizer que os nomes não são do PMDB, mas indicados através do Conselho Político: Ricardo Motta, João Maia, Agripino, Henrique e Garibaldi”, disse.

Além dessas indicações, o fortalecimento da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, atualmente gerida por Luiz Eduardo Carneiro Costa, teria sido acordado. O Programa do Leite, que pertence originalmente à pasta, foi deslocado para a Emater no final do governo Iberê Ferreira (PSB) e não retornou quando do início do governo Rosalba. Agora, o programa deverá voltar para a SETHAS.

Veja mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário